UM LUGAR PARA SE CHAMAR DE LAR

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Estou de volta! Trago-lhes hoje uma resenha de série televisiva.

Espero muito que curtam!


One Tree Hill

Sou daquelas pessoas que levam, talvez, um ano ou mais para assistir a uma série televisiva de oito ou dez temporadas, aproximadamente. Não foi diferente com One Tree Hill, a qual tive o prazer de iniciar em meados do ano de 2017. Confesso que já a finalizei há alguns meses, no entanto, tendo em vista o atribulado e escasso tempo, protelei minha vinda ao blog para apresentar minhas impressões sobre o seriado. Iniciemos, enfim.

One Tree Hill fora produzida no início do novo milênio, mais especificamente no ano de 2003. Warner Bros Pictures responsabilizou-se por sua produção, bem como sua transmissão em seu próprio canal televisivo, The WB, o qual viria a ser denominado mais tarde como The CW. Nos moldes de exitosas séries voltadas ao público teen norte-americano, esta esteve em alta em época semelhante àquela na qual outros empreendimentos televisivos, também dedicados aos adolescentes, faziam-se evidentes, tais como The O.C., Gilmore Girls ou Smallville, apenas à título de menção.

Ao citarmos estes exemplos, é difícil não nos recordarmos da programação dominical matutina do canal SBT. Cabe salientarmos que até então fora este o principal veículo de transmissão de séries norte-americanas em território brasileiro - valeu tio Silvio!

Assistir a One Tree Hill significa, dentre inúmeras outras questões, regressarmos ao tempo - ainda que jamais tenhamos sido capazes de compartilhar das mesmas vivências experienciadas pelas personagens do seriado. É, portanto, contatar uma temporalidade na qual nem ao menos tivemos a oportunidade de performarmos.

Sim, é estranho... Mas é exatamente deste modo que me sinto ao assistir a um episódio de média definição, com áudio ruidoso, cenário e indumentária típicos do início dos anos 2000 e, é claro, boas referências noventistas.

O trajeto percorrido pelos irmãos Lucas e Nathan Scott é único, entretanto, peculiar a inúmeros outros garotos adolescentes de dezessete anos de idade, alunos do Ensino Médio, amantes do esporte e perdidos em suas desilusões enquanto garotos residentes em um mundo nem sempre facilmente apreensível. O desajuste social, ocorrência demasiada comum no decorrer da adolescência, é abordado de maneira delicada se comparada àquela trazida à luz por outras séries do gênero. Isto, pois acompanhamos o descaso de um pai em relação a um filho concebido ainda na juventude e no momento de ápice de sua carreira enquanto esportista. Logo, o ponto de partida dos habitantes da pequena cidade de Tree Hill, localizada no Estado da Carolina do Norte, corresponde ao aspecto que certamente torna ímpar o seriado em análise. 

Todavia, não apenas de originalidade é constituída a série. Este não corresponde a um aspecto de natureza negativa, até por que One Tree Hill surge em contexto midiático e de consumo congênere a outros seriados já anteriormente mencionados, fato que poderia, parcialmente, justificar algumas das similaridades apresentadas em relação a outros empreendimentos televisivos da época. Sendo assim, seria algo esperado, de fato, que algumas questões viessem a se presentificar frequentes em seu enredo: o acirrado relacionamento de amizade entre duas jovens garotas; a conturbada relação estabelecida com os pais; os espaços públicos de encontro entre pares - no caso deste seriado, a quadra de basquete próxima ao lago e o saudoso TRIC, Bar e Danceteria -; o abuso de álcool e drogas; e, não menos importante, a promiscuidade sexual entre jovens norte-americanos.

Ainda que em muitas passagens a história dos adolescentes de Tree Hill se igualem à trajetória de tantas outras memoráveis personagens do universo ficcional da TV, a referida cidade é pitoresca:  seus habitantes se conhecem desde suas mais tenras idades, mas nem todos se gostam ou almejam transparecer suas verdadeiras facetas - e isto, sim, é real. O sentimento de coletividade inerente a uma pequena cidadela é enaltecido, bem como questões comuns à adolescência, mas cada personagem, Lucas, Payton, Nathan, Brooke e Hayles - citando os principais - se constitui único e detentor de sua própria personalidade.

A série possui nove temporadas, sendo que a apreciação da última, lançada em meados de 2009, é considerada por alguns fãs algo opcional. No último episódio da anterior temporada, há o evidente desfecho do enredo, com direito à cena na qual Jamie, filho de Nathan e Hayles, é visto jogando basquete enquanto veste o moletom de seu tio Lucas. Por seu turno, a nona temporada, de apenas treze episódios, apresenta-nos àquilo que ocorrera após concedidos os rumos certos a cada personagem. Uma espécie de drama policial com nuances de thriller psicológico, a temporada em destaque poderia ter sido lançada algum tempo após a finalização do seriado, visionando uma melhor assimilação, por parte de admiradores e telespectadores, em relação àquela que seria sua temporada final.

A história televisiva, no entanto, demonstra-nos que ainda que este momento seja devidamente respeitado por diretores e produtores, há de se enfrentar alguns impasses quanto à recepção de novas histórias para personagens já internalizados pelo inconsciente coletivo de fãs. Nos recordemos da minisérie intitulada Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar, produzida em 2016. Os quatro episódios acerca das trajetórias de Lorelai e Rory Gilmore agradaram alguns, mas causaram significativo desgosto em muitos outros.

One Tree Hill possui inesquecível tema de abertura e ótimas canções as quais embalam os romances, os rompimentos, as conquistas e o crescimento de suas personagens. Aqui, destacamos Payton Sawyer, adolescente blogueira, desajustada, ironicamente integrante do grupo de Cheerleaders de sua escola e grande amante e conhecedora da arte musical. Assim, como esperado, do Punk Rock ao Gótico dos anos 1980, a playlist é extensa.

Próximo ao término desta resenha, compartilho uma das citações - das inúmeras apresentadas no decorrer da série, especialmente por Lucas Scott, o qual mais tarde viera a se tornar escritor - a qual definitivamente tem me inspirado em minhas batalhas diárias. Creio que também possa ser capaz de inspirar vocês:

"[...] Essa era minha última chance. Se eu não conseguisse, mas tivesse dado o melhor de mim, estaria tudo bem. Mas se eu acordasse em alguma noite e percebesse que eu poderia ter me esforçado mais, aquilo iria me assombrar para o resto de minha vida [...]".

Nathan Scott, 8ª Temporada, 22º Episódio.

Para obter mais informações acerca de One Tree Hill, sugiro-lhe a busca do termo nas redes sociais. Ainda que há pouco mais de dez anos a série tenha sido finalizada, continua com maestria a conquistar um crescente número de admiradores.

Tree Hill sempre cabe mais um... Um verdadeiro lugar para se chamar de lar. <3

Aguardo ansiosa pelos comentários!

Até o próximo post! :)

Abraços,

Jennifer.

Comentários

  1. Oi
    sou até suspeita para falar dessa série, já que essa é uma das minhas preferidas, sonho com a netlix disponibilizar ela, pois achar ela com qualidade pela internet é difícil, mesmo ela perdendo dois protagonistas na minha opinião não se deixou decair e continuou boa, foi bom acompanhar o amadurecimento dos personagens,

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise... Como você está?

      Certamente, One Tree Hill se tornara uma de minhas séries prediletas! É atemporal, jovem e nostálgica... A qualidade encontrada na Web realmente não é das melhores. Também concordo com seu posicionamento no que se refere à saída de ambos os protagonistas. No entanto, justamente devido a este fato, creio que o seriado poderia ter sido finalizado em sua quinta temporada.

      Muito obrigada por sua visita e por seu comentário! :)

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Hi Paola!

      Yes, you're absolutly right! <3

      Thank you for your visit.

      Jennifer.

      Excluir
  3. Menina, eu amava essa série, mas nunca terminei. Vou já procurar na Netflix para poder maratonar.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Natal Literário 2018: 5 kits, 10 ganhadores. Participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza! Tudo bem?

      Sim, vá terminá-la agora mesmo! Depois me conte o que achou!

      Agradeço sua visita e seu comentário! Volte sempre! :)

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  4. Vale ler aquele livro! ;D

    Jennifer! Não conhecia essa série. Mas confesso que fiquei bem curiosa! hohoho!

    Ótima terça!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda,

      One Tree Hill é muito legal! Eu adoro! Espero que goste também.

      Espero vê-la mais vezes por aqui, oks? :)

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  5. muito obrigado querida :)

    agora fiquei curioso por ver!

    NEW REVIEW POST | YVES ROCHER, MOISTURIZING NUDE FOUNDATION.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miguel! :)

      Visitar seu blog é sempre um imenso prazer!

      Assista à série e depois compartilhe suas impressões.

      Volte sempre! Você é sempre muito bem-vindo.

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  6. Oi! Eu via episódios aleatórios quando passava no SBT e somente este ano comecei a ver na ordem, ainda não terminei, mas estou gostando. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida,

      Eu também me lembro, como se fosse ontem, da maratona de episódios que o canal SBT promovia nas manhãs de domingo: The O. C., Gilmore Girls, Smallville, One Tree Hill... Eram tantas que mal conseguíamos acompanhar, não é verdade. Fico muito satisfeita em saber que você está gostando do enredo da série.

      Obrigada por sua visita e seu comentário... :)

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Olá Magda. Como vai?

      Então já passou da hora de assisti-la! :)

      Volte sempre!

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  8. Amazing post, dear! A big hello from Germany!
    Hugs ♥
    LIANA LAURIE | My book video

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liana, how are you?

      Ohh, thank you for your comment. <3

      I hope see you again!

      Jennifer.

      Excluir
  9. Hey Jennifer! Tudo bem?
    Não conhecia essa série... menina, tó vendo TVD já faz mais de um ano e nunca acabo!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ Blog miiistoquente
    ~ Siga no Instagram
    ~ Curta no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Como você está?

      Realmente, há séries muito extensas... Tão logo finalize seu seriado, sugiro-lhe assistir à One Tree Hill. Tenho certeza de que irá gostar muito!

      Espero vê-la mais vezes aqui no blog. :)

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  10. Respostas
    1. Ei Monique!... Tudo bem com você?

      Estou curiosa para saber o quê achará da série! Depois me conte, hein!

      Grata por sua visita aqui no blog. <3

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  11. Oi Jennifer,

    Já ouvi falar muito bem dessa série, mas infelizmente não tive a oportunidade de assistir.
    São tantas séries para por em dia que está difícil ver todas rsrs.
    Dica Anotada.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, tudo bem? :)

      É verdade... Também há muitas séries as quais eu gostaria de assistir. No entanto, devido à falta de tempo suficiente, torna-se muito difícil tal desafio! Espero que você encontre algum tempinho para se deleitar com a história de One Tree Hill!

      Volte sempre, viu?

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  12. Sou louca pra começar a assistir essa série! Já ouvi muitas pessoas falando sobre ela. Quem sabe um dia? Tenho uma lista de séries pra assistir aqui, haha! Aos poucos vou colocando em dia.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thami! Tudo bem com você?

      Minha lista de séries também é extensa... Espero que você logo encontro um tempinho para assistir à One Tree Hill e se deleitar com a histórias de seus personagens cativantes!

      Espero vê-la por aqui mais vezes! :)

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  13. Eu amo One Tree Hill mas sempre vi episódios aleatórios . Ótima indicação <3
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela, como vai?

      Vale a pena assistir os episódios na ordem! :)

      Muito obrigada por sua visita!

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  14. Oi, Jennifer!
    Eu nunca parei para assistir essa série de verdade. Vi alguns episódios, mas preciso parar para ver ela inteira!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mari... Tudo bem?

      Espero que você goste muito da série! <3

      Volte sempre!

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  15. Oie, tudo bem?
    Nooossa, assistia muito essa série na minha adolescência!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, como você está?

      Siiiim, One Tree Hill também me traz boas memórias de meu tempo enquanto adolescente, ainda que eu não tenha tido a oportunidade de assistir à série nesta época. Kkkkk.

      Obrigada por sempre visitar o blog! :)

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  16. I loved One Tree Hill back in the day.
    They had a reunion of sorts last December,
    I think. It was one of my guilty pleasures, tv-wise back then.


    Ann
    https://roomsofinspiration.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Ann! <3

      Yes, One Tree Hill is a greatest TV serie of 2000's years for me.
      I love so much the history and the characters...

      Thanks for the sweet visit! I hope see you here again!

      Jennifer.

      Excluir
  17. Olaa! Tudo bem?
    Nossa, que nostalgiaaa com esse post! Eu adorava essa série, mas acabei parando de assistir e nem lembro por quê.. mas ler tanta coisa boa e relembrar me fez querer pegar e voltar a ver, só que nem sei aonde parei! E não sabia desse detalhe de que a última temporada é meio opcional, que curioso! Vou tentar voltar a assistir :)
    Beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamara! Como vai você?

      Ahhh, fico muito feliz em saber que tenha gostado do post! É sempre legal receber esse feedback tão positivo dos visitantes. Mais feliz ainda fiquei ao saber que o texto lhe inspirou a revisitar a série! Quero que me diga o quê achou, oks?

      Espero vê-la por aqui mais vezes! :)

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  18. Very nice and beautiful all of you.
    Kisses

    You are welcome to visit my post How to get more traffic

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas