"SOZINHO" É APENAS UMA PALAVRA

Olá pessoal... Como vocês estão? :)

Hoje compartilho recente experiência musical.

Espero que curtam!


Tiziano Ferro

De tudo o quê já havia tido a oportunidade de escutar, jamais imaginei me aventurar no universo relativo à música italiana. No máximo, algumas canções interpretadas pelo tenor norte-americano Josh Groban. Já há alguns anos, arrisquei-me por este peculiar nicho musical a partir da audição de alguns álbuns da cantora Laura Pausini - iminência de clichê para os brasileiros no que se refere ao mercado fonográfico italiano. Sobre tal artista, pouco tenho a me pronunciar. Não se trata de descaso ou prepotência. Acontece que há muito conteúdo, em Língua Portuguesa, o qual versa acerca da incrível jornada e carreira da maior diva do Pop Italiano, visto seu fiel e significativo público residente em terras tupiniquins. 

Por este motivo, o presente post não pretende discorrer sobre seus empreendimentos no meio musical, tão pouco criticá-los, seja positiva ou negativamente - o quê jamais aconteceria, aliás. Irei lhes apresentar - ou, para alguns poucos, estreitar os enfraquecidos laços - a um barítono italiano - e quase poeta - chamado Tiziano Ferro.

O nome não é tão estranho quanto parece ser, não é? Vejamos: Tiziano tornara-se consideravelmente popular em território nacional no início dos anos 2000, quando a música Imbranato, pertencente ao seu primeiro álbum de estúdio, Rosso Relativo, fora selecionada como faixa integrante da trilha sonora da novela global Mulheres Apaixonadas. Mais tarde, a canção Sere Nere, premiada como música mais escutada na Itália no ano de 2004, constituíra a trilha sonora relativa à outra novela global, Começar de Novo. Inclusive, o cantor, em 2005, viera ao país para promover a versão nacional de sua música, cantada em dueto junto de Liah Soares. Tiziano aproveitara sua visita ao país para realizar a participação em programas televisivos e prestar entrevista a diferentes veículos midiáticos. No entanto, não foram ofertados shows voltados ao grande público.

Após esta singela contextualização a qual aqui lhes apresento, é comum específico questionamento vir à tona: "e aí, acabou?". Hesito ao tentar sanar esta dúvida, mas algumas pesquisas e a completa imersão na obra fonográfica do cantor me impedem de atuar como mais alguém que diria, em alto e bom som, ou de boca cheia, tal como o dito popular nos ensinara, que Tiziano é apenas mais um cantor detentor de um ou dois hits de sucesso. 

O primeiro CD de Tiziano, intitulado Rosso Relativo, lançado em meados do ano de 2001, o conduzira às primeiras posições das paradas musicais na Itália. Ao arriscar seus primeiros passos no mercado musical, o cantor apostara em uma sonoridade repleta de batidas pop, com nuances de R&B - Tiziano se sairia bem como rapper. Apesar das apresentações ao vivo e televisivas contarem com a presença de dançarinos e artifícios congêneres, as canções do álbum de estreia de Tiziano Ferro não tendem a assumir faceta teen, ainda que o conjunto desta obra sugira que os adolescentes pudessem melhor se identificar com o estilo musical trazido à tona. Aliás, é relevante esclarecer que o cantor é quem compôs e compõe a maioria de suas músicas - algo extremamente raro na indústria da música Pop. Por trazer a sua verdade à época, Ferro tornara atemporal Rosso Relativo - e para nós, brasileiros, nostálgico.

Em 2003 é a vez de Centoundici. Particularmente, é o álbum que menos estimo. O motivo é simples: ausência de consistência e harmonia. Apesar dos êxitos alcançados por singles como Xverso e Sere Nere, já anteriormente mencionado, o álbum também conhecido como "111" apresenta-nos a uma verdadeira festa de gêneros musicais, perpassando pelo Pop e R&B que o estabeleceu no mercado, mas também Jazz, baladas românticas e canções de ninar - Chi Non Ha Talento Insegna (?). Em discussão junto aos membros de um grupo de fãs brasileiros - ao qual me inclui recentemente, confesso -, concluímos que a estranha tracklist talvez se deva às influências da gravadora ou do momento mercadológico, já que Ferro demonstrava o claro desejo de edificar sua carreira em outro específico nicho por intermédio de faixas românticas como Non Me Lo So Spiegare, por exemplo.

A coerência cuja presença ávidos fãs poderiam ter esperado do empreendimento anterior, fizera-se finalmente presente em Nessuno è Solo, lançado no ano de 2006. Neste álbum, Tiziano estabelecera-se no ramo concernente ao Pop Romântico - vide os famosos singles Ti Scatterò Una Foto, Ed Ero Contentissimo e E Fuori è Buio. Mas em meio a tamanho romantismo, Ferro também nos propõe reflexões com a faixa Tarantola D'Africa. O Pop radiofônico fica por conta de Stop! Dimentica e E Raffaela è Mia - divertida homenagem à Raffaela Carrà, popular atriz, cantora e apresentadora de nacionalidade italiana. 

Sem sombra de dúvidas, Alla Mia Età, de 2009, é o CD o qual mais aprecio. Tiziano alcançara invejável maturidade a qual muitos artistas dificilmente lograram deter em seu quarto álbum. Uma espécie de Soft-Pop-Rock-Contemporâneo - resultado da hibridez atinente aos tempos líquidos -, Alla Mia Età transcende-nos com suas composições e, especialmente, suas melodias muitíssimo bem produzidas - destaque para La Tua Vida Non Passerà e Assurdo Pensare. O instrumental deste disco é incrível e, até pouco mais que o anterior Nessuno È Solo, apreende-nos por sua consistência e densidade musical. Bons ouvidos serão capazes de compreender estas impressões... Sem mais comentários!

No ano de 2011, L'amore è Una Cosa Semplice, quinto álbum de estúdio de Tiziano, é lançado no mercado. Confesso ser este um CD o qual ainda tenho tentado compreender. Claramente inspirado por nuances do Jazz norte-americano, neste trabalho o cantor se aventura por entre baladas românticas, como o single L'Ultima Notte Al Mondo, e músicas pop, tais como o hit La Differenza Tra Me e Te. O álbum em voga às vezes soa como Centoundici versão 2.0, devido à variedade de sonoridades trazidas ao público. Indubitavelmente, porém, uma versão expressivamente aprimorada. Antes que eu me esqueça, a faixa 10.000 Scuse possui sample da canção Centoundici - mera coincidência? 

Após o sucesso da coletânea The Best Of Tiziano Ferro, com direito a quatro faixas inéditas e a gravação de show pertencente à rentável Turnê Lo Stadio, promovida no decorrer do ano de 2015, o cantor lança, em 2016, o CD Il Mestiere Della Vita, resgatando suas origens pop e, concomitante a este movimento, creio eu, desagradando muitos de seus fiéis admiradores. Seu mais recente álbum é, de fato, aquilo que a indústria fonográfica atualmente venera: melodias de fácil apreensão e refrões que grudam mais que chiclete no cabelo ou debaixo da carteira. Lento/Veloce se constitui exemplo para tal descrição. 

Ferro também lançou todos seus álbuns, originalmente gravados em Italiano, no idioma Espanhol. Isto, pois o dialeto Italiano é de origem latina, tal como o Espanhol - e a Língua Portuguesa. Não é de se surpreender o imensurável sucesso do cantor na Espanha e em alguns países localizados na América Latina - exceto pelo Brasil.

Não pretendo obrigá-los a escutar Tiziano Ferro até estourarem seus tímpanos - ainda que fosse algo pelo qual se orgulhar. Contudo, seria agradável encontrar alguém para discutir incansavelmente, por exemplo, por quê Nessuno È Solo é o único álbum que não possui faixa homônima ou questionar se alguém já percebeu a dificuldade do cantor em alcançar notas mais complexas em Rosso Relativo. Este é um sentimento recorrente quando admiramos um artista estrangeiro e impopular no Brasil. É como se nós, apreciadores de seus trabalhos, estivéssemos presos em uma ilha a qual dificilmente outros poderão obter acesso. Acreditem, não é algo nada fácil com o qual se lidar em tempos de #likes.

Há alguns anos parece ter havido frentes e iniciativas no sentido de reunir os fãs de Tiziano, por meio da elaboração de website oficial e a idealização de página no Facebook, intitulada Fã-Clube Tiziano Ferro Brasil - a qual não é atualizada desde o ano de 2014. Explorando a webpage, espantou-me o posicionamento de um fã ao dizer que o cantor é alguém "relaxado", pois não retribui o amor a ele dedicado pelos admiradores brasileiros. Ora! Desde quando um ídolo não vir ao seu país é motivo para desgostá-lo? Paulatinamente, compreendo a razão por detrás do abandono destes empreendimentos virtuais.

Defronte a este cenário, eis que você pensa: "só eu gosto da música desse cara". Seguidamente, percebe que nunca estivera tão errado. Santa rede de conexão de vidas e tribos e lutas e tudo o quê vale ser compartilhado neste mundo. Valeu Internet! - tecnoentusiasta à la Pierre Lévy. Como é bom poder expressar alguma opinião e ter alguém para analisar, discutir - às vezes brigar - e, por fim, entrar em consenso - ou não.

Clamamos a todos os ventos: "escutemos a música popular brasileira!" ou "sejamos regionalistas; apreciemos nossas produções musicais!". E quando já fizemos isto, dentro dos limites que nos convém? Qual conduta resta a nós, amantes da música?

Se estiver disposto a se aventurar por outros universos musicais para além das fronteiras outrora delimitadas pela hegemonia norte-americana, a dica aqui permanecerá.

Para quem se interessar pelo trabalho de Tiziano Ferro, recomendo o acesso a suas redes sociais, tais como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

E como não poderia deixar de ser, lembro-lhes da existência de acolhedoras webpages brasileiras dedicadas à carreira do artista em voga. São algumas delas:

- Tiziano Ferro Brasil;

Tizianáticos;

- Tiziano Ferro Arroba Brasile;

- Amici Per Una Passione: Tiziano Ferro;

- Vogliamo Tiziano In Brasile.

Sintam-se à vontade para curti-las e segui-las! <3

Esse é um novo formato de post. Como o cantor irá lançar um novo álbum próximo ao término do corrente ano, acredito que compartilhar minha experiência quanto à audição de seus lançamentos se constituíria uma boa ideia, pelo menos por ora. Espero que gostem.

Anseio por seus comentários, suas críticas, suas sugestões... :)

Abraços,

Jennifer.

Comentários

  1. Nossa, que legal saber mais sobre ele.. adoro música italiana..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique... Tudo bem?

      Fico satisfeita em saber que gostou do post. De fato, há pouco material produzido em Língua Portuguesa acerca da carreira do Tiziano.

      Espero vê-la mais vezes aqui no blog! <3

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  2. Tiziano is very popular in Italy :)

    Federica
    www.federicadinardo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Federica. :)

      Yes, I know. He's the greatest!

      Thanks for the vsit.

      Hugs,

      Jennifer.

      Excluir
  3. Nunca mais havia ouvido sobre ele. Imbranato e Sere Nere marcaram a minha infância
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza! Tudo bem?

      Verdade... Essas músicas marcaram a infância e adolescência de muita gente. Acho que vai curtir o rumo que tomou a carreira do Tiziano.

      Obrigada pelo comentário! <3

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  4. Adorei a matéria,Tiziano é sem dúvida um dos meus cantores favoritos,sua música é uma poesia,adoraria que mais pessoas pudessem se dar o prazer de ouvi-lo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia... Como você está? :)

      Muito obrigada por seu comentário. Tiziano tem sido um dos meus cantores prediletos nestes últimos tempos. Adoro descobrir artistas novos e produtores de música de boa qualidade! É preciso difundirmos a música desse queridíssimo... Concorda?

      Volte mais vezes. Você sempre será muito bem-vinda!

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  5. Oiiii, sou fã de Tiziano Ferro desde o lançamento da música Imbranato. Despois de ter passado uma temporada na Itália e ter ido a um concerto de Tiziano, onde vivi emoções jamais vividas, resolvi criar um grupo no Facebook: Amici per una passione: Tiziano Ferro, para poder dividir este amor que enche meu peito com fãs do mundo inteiro. O grupo é em italiano, mas sempre deixo claro que eu, administradora do grupo sou brasileira e que como muitos brasileiros somos muitos fãs de Tiziano. Este grupo me aproximou de muitos fãs italianos, espanhóis, mexicanos e é claro brasileiros. Dividimos nosso amor, e ficamos torcendo pelo nosso idolo, a cada post dele é um deleite a todos nós. Tenho a esperança como os outros fãs brasileiros, que nosso galã de Latina dê o ar de sua graça também aqui em nossa terrinha. Ti amo @tizianoferro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Simone! Tudo bem com você?

      Que depoimento lindo! Agradeço por você compartilhar essas palavras tão apaixonadas... Já curti a página a qual você mencionou no comentário.

      Espero vê-la outras oportunidades aqui no blog! <3

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Magda, como vai?

      Vá escutar Tiziano Ferro agora mesmo! Quero saber o quê achou. :)

      Obrigada por sua visita. Volte sempre!

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  7. Oi
    eu já tinha escutando algumas dele, a que lembro no momento é El Regalo Mas Grande que ele gravou com a Anahi e com a Dulce.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise! Tudo bem?

      Que bom que você já conhece um pouco do trabalho do Sr. Ferro. Essa versão em Espanhol é linda. A participação das ex-RBDs Anahí e Dulce María de fato marcou uma geração! Recomendo que ouça outras canções do cantor. :)

      Seja sempre bem-vinda, viu?

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  8. obrigado :D

    achei este post super, super interessante :D

    NEW OUTFIT POST | FASHION OBSESSION!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel... Tudo bem?

      Fico feliz que tenha gostado do post. :)

      Sua visita é sempre muito agradável.

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  9. Oi, Jennifer!
    Não conheço as músicas e confesso que sei muito pouco das músicas italianas também. Preciso expandir meus horizontes hahaha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mari! Você está bem? :)

      Compreendo que você não conheça o trabalho do Tiziano. É um cantor que já teve seus dias de sucesso em território nacional... Espero que possa se interessar por seu trabalho e compartilhá-lo com seus amigos!

      Volte sempre aqui no blog!

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  10. First time I've heard of him.
    Looks cool and very accomplished.

    Ann
    https://roomsofinspiration.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Ann...

      Ohh! Now, I hope you can hear Tiziano's music.

      Come back here more times. <3

      Hugs,

      Jennifer.

      Excluir
  11. Oi Jennifer,

    Não conhecia o trabalho do Tiziano, mas achei super interessante seu post falando dele.
    Dica anotada por mim!
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica! Como vai?

      De fato, o trabalho do Tiziano ainda é muito pouco conhecido entre os brasileiros, apesar da extensa discografia e do extremo sucesso do artista no continente Europeu e em alguns países localizados na América do Sul. Espero que o post possa ter lhe inspirado a procurar saber mais acerca da incrível carreira do Sr. Ferro!

      Agradeço sua visita e seu comentário! :)

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  12. Jennifer! Tudo bem. E você?

    Opa! Deixa anotado sim! hehehe! ;D

    Ainda não conhecia o Tiziano Ferro. Fiquei curiosa pra escutar o trabalho dele!

    Ótima terça!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda... Tudo bem com você?

      Escute sim!... Depois, diga-me o quê achou! :)

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  13. Respostas
    1. Paola! It's very nice see you here...

      Yeeees, Tiziano is the best male italian singer. I love him so much! <3

      Thanks for your important visit in my blog.

      Hugs,

      Jennifer.

      Excluir
  14. Hey Jennifer! Tudo bem?
    Não conhecia o cantor, e nunca ouvi música italiana kkk
    Ta aí a oportunidade.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ Blog Misto Quente
    ~ Siga no Instagram
    ~ Curta no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Thamiris... Tudo bem com você?

      O trabalho do Tiziano realmente é pouquíssimo conhecido no Brasil, ainda que tenha tido algumas de suas músicas inclusas em trilhas sonoras de novelas globais. Espero que um dia o cantor se torne, talvez, um pouco mais popular em nosso território!

      Obrigada a você por visitar o blog mais uma vez! :)

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  15. Oi Jennifer, tudo bem?
    Eu curto algumas músicas dele, adorei o post!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe... Como você está? :)

      Sério!? Que bacana saber que conhece um pouco do trabalho do Tiziano... Depois não deixe de conferir os grupos virtuais indicados no decorrer do post!

      Sua visita é sempre uma alegria!

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  16. O que voce passou sobre Tiziano foi algo esplêndido, tanto como experiência em sua vida até o ponto de mostrar para os Fãs a importância de suas músicas não so no Brasil mas para o mundo. A biografia está melhor que a Wikipédia em um termo de resumo kkk. Da até vontade de falar sobre si como tudo aconteceu para quem acompanhou cada parágrafo sendo visitante. E chama o público visitante aumentando assim o nosso Fãs no Brasil sobre o cantor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Edu... Rafa... Kkkkk. :)

      Muitíssimo lisonjeada com seu comentário... Era realmente esta a minha intenção: divulgar um pouco mais o trabalho do Tiziano e tentar reunir sua base de fãs no Brasil.

      Espero vê-lo por aqui mais vezes!

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  17. Nossa, quanta informação em um post só. Que legal. Parabéns pela postagem. Não sou tão ligada a música e cantores, mas adorei.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique... Novamente!

      Você comentou no post antigo... Mas independente disto, você é sempre bem-vinda! :)

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas