VETERANOS DA TV

Olá pessoal! Como vocês estão?

Hoje apresento a vocês uma resenha de série. A primeira de muitas do blog.

Deleitem-se com este texto! :)


Dawson's Creek

Dawson's Creek chegou à minha vida de maneira despretensiosa. Fui influenciada por meu pai, um grande amante de séries, a dar uma chance a este seriado produzido pela Sony Pictures Television próximo ao final da década de 1990. Ele supunha que, como muito me agradavam os seriados norte-americanos majoritariamente dedicados ao público adolescente - irei discorrer sobre este específico tópico em momento mais oportuno -, talvez eu também igualmente pudesse gostar do enredo desta série.

E ele estava certo. Em parte, talvez. Isto, pois não gostei, simplesmente.

Confesso que sou fervorosa admiradora deste seriado. Considero-o como meu predileto no que se refere às produções televisivas voltadas ao contingente constituído por jovens.

 A história de Dawson, Joey, Pacey, Jenny e demais moradores de Capeside fora assistida por mim pelo menos três vezes. Em meus dois primeiros contatos com o seriado, como ainda cursava as faculdades, não pude finalizá-lo como de fato gostaria. Coincidentemente estagnei, nas duas referidas oportunidades, na quarta temporada! - Carma? Destino?

Após não obter êxito em dois anos consecutivos, consegui, finalmente, finalizá-la.

Todo o tempo que esperei, porém, fora devidamente recompensado.

É preciso reconhecermos que as temáticas contempladas no transcorrer do enredo de Dawson's Creek são demasiadas clichês no tocante ao público adolescente: intercorrências nos relacionamentos sociais e afetivos; conflitos parentais e familiares; conturbações inerentes ao término do Ensino Médio e dificuldades para a escolha de futuras profissões; dúvidas em relação ao primeiro beijo e à primeira transa; fácil acesso à comercialização e ao consumo de álcool e drogas; entre diversas outras questões.

Apesar de triviais, os assuntos, no entanto, ganham uma nova roupagem no cenário no qual a história se passa. Capeside é uma pequena cidade litorânea na qual os moradores se conhecem desde tenra idade e compartilham, para além dos laços sociais de amizade, histórias imbuídas de extrema alegria e, em contrapartida, também de profunda tristeza.

Além da localidade geográfica que abraça a todos os elementos da série, a atmosfera atinente à iminência da virada do novo milênio atribui à história um caráter acolhedor. Fora esta uma época na qual ainda não tínhamos sido atropelados - pelo menos não com tamanha força - pelo advento da Internet e dos dispositivos eletrônicos. O personagem Dawson, interpretado por James Van Der Beek, assistia aos seus filmes prediletos em um videocassete! Como poderíamos nos esquecer dos inesquecíveis VHS's?

As personagens são cativantes, semelhante àquilo que pode ser verificado em outras séries do gênero: Dawson e seu perfil sonhador; Joey e seu jeito peculiar de falar e colocar uma mecha do cabelo atrás de uma das orelhas; Pacey e sua faceta de garanhão e piadista; e Jenny, que chega à Capeside com toda a sua bagagem de garota da cidade grande. Incrível como pessoas tão distintas completam-se e constituem amizades para toda a vida!

E o mais bacana é que Dawson, Joey, Pacey e Jenny riem, choram, brigam, reconciliam-se e crescem. É realmente algo bonito vê-los irromper por esta fase vital, a adolescência, repleta de emoções e crises de identidade e de reconhecimento no mundo.

E ao crescerem, também fazem-nos crescer. Por fim, crescemos todos juntos, afinal. Enquanto uma jovem adulta de vinte e cinco anos de idade, digo isto, pois somos convidados à refletir a respeito dos adolescentes que fomos e das atitudes as quais tomamos e nos tornaram, inevitavelmente, os seres que hoje viemos a ser. Entrementes, todavia, somos também apresentados ao alívio quando vislumbramos, por meio dos passos dados por este grupo de amigos, as oportunidades e possibilidades de resignação quanto à pronúncia de palavras incorretas ou aos pensamentos desvirtuados.

Séries deste formato, ainda que tragam à tona banalidades cotidianas atreladas à rotina adolescente, fazem falta na contemporaneidade exacerbadamente digital, do consumo, da obsolescência planejada - e esta, não somente referente aos objetos materiais.

Aos objetos imateriais da alma também. Infelizmente.

E por mais que vinte anos tenham se passado desde a veiculação do primeiro episódio do seriado, este, certamente, prevalece atual. Fala-nos sobre o adolescente que você virá a ser, ainda é ou já foi. Fala-nos, em suma, das perdas e dos ganhos imanentes à trajetória vital. Fala-nos a respeito da vida. E, o mais importante, talvez, sobre o quão difícil, mas valioso é aprender, paulatinamente, a desfrutá-la em toda a sua plenitude.

Encontrei este link, pertencente ao website Observatório do Cinema, no qual consta recente notícia referente às homenagens entre os atores de Dawson's Creek em comemoração aos vinte anos da veiculação do primeiro episódio da série. Confiram!

Espero que realmente tenham curtido tal resenha. E talvez, mais do que isto, que este texto possa vir a influenciá-los a assistir a série! <3

Deixem seus comentários e suas sugestões! Compartilhem o post!

Abraços! Até a próxima,

Jennifer.

Comentários

  1. Ameii o texto Jenni, eu sou apaixonada por essa série e foi muito bom compartilhar meu amor por Dawson's Creek com você na faculdade. Agora rumo a conclusão da série One Tree Hill! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga! :)

      Fico feliz que tenha gostado da resenha. Dawson's Creek é muito legal! Sim! Rumo à conclusão de One Tree Hill. Essa merece resenha também!

      Volte sempre, oks?

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  2. Jenni, adorei a resenha, portanto não poderei deixar de tentar assistir à série.
    Achei super bacana esta frase: "Incrível como pessoas tão distintas completam-se e constituem amizades para toda a vida!". Fez-me pensar no nosso grupo... Muito bacana! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessiquinha! :)

      Fico muitíssimo feliz em saber que você gostou da resenha. E mais satisfeita ainda em saber que dará uma chance a esta série tão bacana que é Dawson's Creek.

      Sim, com certeza! Nosso grupinho é demais! <3

      Volte sempre!

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas