JASON "MULTIFACETADO" ALDEAN

Olá pessoal... Tudo bem com vocês?

Apresento, neste post, mais uma resenha musical.

Realmente espero que lhes agrade! :)


Jason Aldean

Obtive acesso à produção musical de Jason Aldean a partir de minhas recentes e muitíssimo bem sucedidas incursões no universo da Country Music. 

Jason e Luke Bryan - cujo álbum What Makes You Country (2017) encontra-se resenhado neste post e no website da Brazilian Country Music Association - têm muito em comum. Não apenas o fato de compartilharem as mesmas primaveras - ambos atualmente estão na casa dos quarenta - ou por se constituírem premiados representantes da Country Music norte-americana, mas especialmente por terem sido musicalmente reconhecidos como precursores da Bro-Country, vertente da Country Music cujas composições enaltecem, dentre diversos elementos tradicionalmente vinculados ao público masculino, festas, mulheres e consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo. Aos interessados, recomendo a leitura deste artigo de autoria de Filipi Junio, um dos colaboradores da BCMA.

Em diálogo com um querido amigo virtual, um dos membros do grupo do Facebook intitulado American Idol Brasil - e grande sábio da Country Music, diga-se de passagem - pude ser capaz de melhor compreender a dinâmica da Bro-Country.

A partir de 2010, pôde-se acompanhar massivo investimento no que se refere a esta vertente musical, tendo em vista que não apenas Aldean e Bryan optaram por desbravar estes possíveis caminhos, mas também outros artistas que vieram, por este motivo, a se tornarem progressivamente mais populares. Neste domínio, podemos mencionar, com louvor, nomes como Blake Shelton, Chase Rice, Jake Owen e o duo Florida Georgia Line. 

Não fora necessário muitos minutos de conversa para entender a razão que sustenta as críticas à Bro-Country. Da pejorativa abordagem da figura feminina e banalização do estilo de vida country norte-americano até a superficialidade das composições e a excessiva repetição de termos ou motes, esta seara contemplada pela Country Music contemporânea é extremamente rica em sua diversidade de incongruências culturais e sociais em relação às atuais temporalidades as quais protagonizamos e, similarmente, pobre quanto às fúteis mensagens as quais pretendem transmitir aos ouvintes apreciadores. 

Embora isto ocorra, faz-se plausível reconhecermos que debruçar-se sobre a Bro-Country corresponde ao principal fator responsável por lançar ao estrelato, às primeiras posições das paradas musicais e às possibilidades de fama para além do terreno country, estes intérpretes e compositores - majoritariamente heterossexuais, casados, pais e exímios representantes da família patriarcal. É preferível não nos atermos a estes fatores...

Remetendo-nos especificamente ao artista que propomos trazer ao saber, Jason Aldean é detentor de aclamada trajetória na Country Music e se destacou, desde seus primeiros passos no terreno musical, por sua evidente inclinação àquilo que poderíamos denominar Country Rock ou Rap Country - desconheço a respeito da real existência destes subgêneros. O quê se figura, em meio aos demais atuais artistas da Country Music, considerável fator capaz de sobrelevar sua produção em detrimento até mesmo daquela assinada por Luke Bryan, por exemplo, que apesar de outrora ter se aventurado por nuances do Pop Rock no álbum Kill The Lights (2015), não demonstrara tão inovadora faceta quanto o fez Aldean. Arriscamo-nos até mesmo a furtivamente compará-lo, obviamente no domínio musical que lhe compete, à banda de Alternative Rock / New Metal Linkin Park, a qual desde o lançamento Hybrid Theory (2000) flertara com elementos da Rap Music, aliando-a à pesada sonoridade do Rock.

Sim, é preciso reconhecermos que a comparação sugerida é demasiada superficial e desequilibra-se em meio aos complexos e distintos extremos e gêneros do universo musical. Todavia, é necessário reconhecermos, em medida análoga, que se constitui necessária. Principalmente, se objetivamos jamais nos esquecer do poder de transfiguração, hibridez e integração que detém - felizmente - a música.

A capacidade de adaptação e flexibilidade da música de Jason pode também ser comprovada ao sermos convidados a adentrar peculiar atmosfera quando, em parceria junto a Kelly Clarkson, cantora de Pop Music, lança a canção Don't You Wanna Stay, em meados de 2010. Quem poderia imaginar, à época, esta possibilidade de diálogo musical?

Jason Aldean é responsável pelo lançamento de oito álbuns, sendo estes produzidos e distribuídos ao mercado pela gravadora independente Broken Bow Record:

- Jason Aldean (2005)
- Relentless (2007)
- Wide Open (2009)
- My Kinda Open (2010)
- Night Train (2012)
- Old Boots, New Dirt (2014)
- They Don't Know (2016)
- Rearview Town (2018)

No presente post, compartilho com vocês parecer crítico em relação ao mais recente álbum de Aldean, Rearview Town, lançado no inicio deste ano.

Dirt To Dust: A primeira faixa do CD é extremamente envolvente. Se escutada isoladamente, assim como ocorre com outras canções de Rearview Town, dificilmente seríamos capazes de classificá-la enquanto produção estritamente vinculada à Country Music. E isto, ao contrário do que muitos poderão pensar, não se configura algo ruim. Corresponde, apenas, ao primeiro de muitos outros indícios quanto ao caráter metamorfoseado que a música deste cantor - também - pode assumir.

Set It Off: Em Set It Off, de maneira semelhante àquilo que averiguamos na faixa anterior, temos significativas influências de Pop Rock. Tão dançante quanto a primeira!

Girl Like You: Esta faixa traz à tona algumas batidas pop, mas ainda sim conta com a presença de riffs de guitarra e um solo incrível em sua ponte. Uma boa pedida para single.

You Make It Easy: A primeira balada - e cabe-nos ressaltar, também primeiro single promocional do álbum - evidencia clara influência de Blues. Assim como tão bem realiza em outros CDs, Jason Aldean aqui nos expõe sua faceta romântica. Aqui, somos reportados à atmosfera musical de John Mayer ou Michael Bublé - com toque à la Country Music que só o ímpar vocal de Jason é capaz de conceder a qualquer canção.

Gettin' Warmed Up: Permanecer imóvel com a incrível marcação de bateria presente na introdução desta faixa constitui-se, certamente, algo difícil - beirando, verdadeiramente, à impossibilidade. Na ponte, o cantor, ainda que sutilmente, mostra-nos suas habilidades na Rap Music, já conhecidas de outros trabalhos por seus apreciadores.

Blacktop Gone: Seguindo proposta semelhante - e contagiante - de Gettin' Warmed Up, Blacktop Gone corresponde a uma faixa para se cantar junto, entoando coro!

Drowns The Whiskey: Este é o segundo single do álbum, cuja impecável participação de Miranda Lambert, também intérprete e compositora norte-americana de Country Music, faz toda a diferença e torna esta canção um dueto tão memorável quanto aquele realizado junto à Sra. Clarkson. Até o momento, Drowns The Whiskey aparenta ser a faixa que mais flerta, enfim, com a habitual sonoridade inerente ao gênero da Country Music.

Rearview Town: A faixa-título apresenta pegada um tanto misteriosa e soturna, diferenciando-se das demais canções do álbum, até então detentoras de sonoridade aberta. A melodia e o vocal soam muito similares àqueles trazidos por músicas de autoria da banda de Rock Daughtry. Para as comparações musicais, hoje talvez nem o céu seja o limite...

Love Me Or Don't: Música bacana. No entanto, sem grandes novidades.

Like You Were Mine: Ainda não assume o encargo de single, mas certamente detém todas as especificidades que a qualificariam para este posto. Like You Were Mine traz o melhor que Aldean demonstra ser enquanto artista: híbrido; da Rap Music, perpassa e deleita-se por inconfundíveis batidas pop, logrando alcançar, enfim, doce melodia que se equilibra entre os comerciais e radiofônicos meandros do Pop Rock. Ouvimos Country Music tal como popularmente a reconhecemos? Não. Mas, esperem... Isto realmente deve importar?

Better At Being Who I Am: Mais uma balada romântica ao melhor estilo de Jason Aldean.

I'll Wait For You: Possui o típico refrão capaz de colar mais do que chiclete debaixo da carteira. "Like anything worth countin' on. Comin' through, I'll wait for you!".

All Ride Night: O banjo super ritmado faz toda a diferença nesta faixa, tornando singular sua audição. Talvez seja este o único elemento que a atribua caráter country.  

Up In Smoke: Unicamente aquilo que já poderíamos esperar de Aldean. Digna de escuta.

High Noon Neon: A faixa que intitula sua turnê mundial é aquela que talvez melhor representa a multifacetada identidade Pop-Rap-Rock-Country do Sr. Aldean. High Noon Neon cresce a cada refrão e detém o estranho poder de nos transceder. Isto, pois traz a doçura de batidas pop, a irreverência inerente aos gêneros Rap e Rock e, ainda, toda a atmosfera atemporal que só a Country Music detém. Demasiado difícil não se se apaixonar perdidamente por esta canção. E o solo de guitarra que nos encaminha ao término da faixa exercita nossas mais humildes facetas em relação à incrível produção musical deste cantor. "Bis!" é o pedido que, de imediato e sem pestanejar, nos vem à mente.

Considerações críticas à parte, podemos dizer que Jason Aldean incita-nos experimentar e acolher outras sonoridades propiciadas pela Country Music contemporânea. <3

Proponho que ouçam não só este recente álbum, mas se aventurem por toda a extensa produção musical de Aldean... Sem se preocuparem, evidentemente, com as comuns amarras taxonômicas do universo da música. É bacana? Então, por quê se incomodar com a Rap Music que, na realidade, deveria estar, de fato, em uma faixa da Country Music? - haja vista nosso híbrido sistema cultural de massa, assim previu Néstor García Canclini...

Busquem por "Jason Aldean" e os siga em suas redes sociais!

Realmente espero que curtam este post. Aliás, a resenha musical que aqui lhes apresento foi sugestão do Weslley, o tal amigo virtual de quem lhes falei. Obrigada, Wes, por compartilhar junto a mim seu inesgotável e raro conhecimento acerca da Country Music! :)

Aguardo os comentários e, é claro, as sugestões.

Abraços,

Jennifer.

Comentários

  1. Nossa, não conhecia o cantor, mas gostei de saber um pouco mais dele e de sua carreira.
    Eu bem que curto um country, então vou atrás de suas músicas no spotify.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza! Tudo bem?

      Ahh, ouça Rearview Town e todos os demais trabalhos do Jason! No Spotify todos os álbuns encontram-se disponíveis. :)

      Muito obrigada por sua visita!

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  2. Oi Jennifer!
    Não conhecia sua dica de hoje, vou dar uma pesquisada no Spotify para ouvir.
    Beijo
    https://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Alê! Como vai?

      Espero que se delicie pelo universo da Country Music!

      Volte sempre, viu? <3

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  3. Oi
    que bom que gostou dessa descoberta, acho legal algumas músicas desse gênero, mas não é o que mais curto. Nunca tinha escutado nada dele.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise...

      Creio que escutar as músicas do Jason seja um bom começo. :)

      Obrigada por sua visita!

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  4. Oi Jennifer,

    Não conhecia o Jason, mas o estilo de música é algo que me agrada.
    Vou procurar mais suas canções.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica,

      Fico satisfeita em saber que minha resenha tenha suscitado tamanho interesse pela obra musical desse artista tão incrível como é Jason Aldean!

      Valeu pelo comentário. :)

      Espero mais visitas suas por aqui.

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  5. Hey Jennifer! Tudo bem?
    Não conhecia esse artista, e apesar não o gênero country não estar na minha lista, anotei sua dica pra conhecer mais tarde.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thamiris... :)

      De fato, Jason Aldean não é um artista conhecido em território nacional. Isto também acontece com outros cantores da Country Music, tais como Carrie Underwood, Miranda Lambert e Luke Bryan, este último resenhado aqui no blog.

      Agradeço sua visita.

      Aguardo seu retorno mais vezes.

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  6. Bom dia Jennifer,

    Gostei demais do seu post, não conhecia o cantor, mas confesso que não faz o meu gênero.....bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco! :)

      Acontece... Mas valeu a intenção!

      Obrigada por sua visita. Volte sempre, hein!

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  7. Oie, tudo bem?
    Ainda não conhecia, ótimo post!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe... Tudo bem?

      Jason Aldean, de fato, é um artista pouco conhecido no Brasil... A Country Music norte-americana, aliás, corresponde a um gênero musical pouquíssimo apreciado em nosso país. É importante, no entanto, concedermos lhe uma chance!

      Valeu por sua visita!... Apareça mais vezes! :)

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  8. Nossa, não conhecia ele, mas também sou um pouco desligada do mundo da música.. Mas vou procurar aqui as músicas para ver se gosto :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique... Tudo bem com você?

      Jason Aldean não é muito conhecido aqui no Brasil... Infelizmente... Mas é muito bom saber que você irá procurá-lo para escutar suas músicas! :)

      Volte sempre! Espero mais visitas!

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas