DE CLARICE, COM AMOR, PARA NÓS...

Oi pessoal... Como vocês estão?

No post de hoje, trago-lhes uma resenha literária.

Há tempos que não posto algum texto deste gênero, não é mesmo?

Espero, verdadeiramente, que curtam! :)


Crônicas Para Jovens, de Clarice Lispector

Aventurar-me pelo universo literário outrora ofertado por Clarice Lispector veio a se tornar uma realidade possível após meu ingresso no curso de Mestrado em Letras, área de concentração Literatura Brasileira. Recentemente, aliás, defendi minha Dissertação e, como não poderia ser diferente, publiquei breve post a respeito do processo de feitura deste incrível estudo o qual tive a oportunidade de realizar junto da Prof.ª Dr.ª Juliana Gervason Defilippo, minha parceira nas imersões acadêmicas atreladas às possibilidades de diálogos entre Literatura e Internet. Apesar de meus trabalhos no Mestrado não terem se voltado às especificidades vinculadas à obra da supramencionada escritora, obtive algum contato durante o curso. E sendo minha orientadora uma especialista e estudiosa da obra de Lispector, mais cedo ou mais tarde, inevitavelmente, isto deveria acontecer.

Dissertar sobre Clarice ou quaisquer outras escritoras é também abordar a respeito da história da Literatura Feminina, desde seus primórdios até suas mais atuais configurações. Neste sentido, podemos aqui nos recordar de discussões teóricas, atreladas ao gênero, desenvolvidas por Joan Scott, por exemplo, que o entende enquanto algo oposto ao sexo - constituinte da identidade biológica do ser humano. Ou, ainda, Judith Butler, que afirma que ao atuar além do território tradicionalmente a elas destinados, as mulheres, por si mesmas, promovem a desconstrução do gênero feminino.

E todas estas concepções quanto ao gênero e a feminilidade influenciaram, indubitavelmente, o modo de recepcionar os livros assinados por mulheres. É via escrita que, para além de encontrarem seus próprios tetos, como nos diria Simone de Beavoir, que as mulheres autoras de suas histórias - e de suas próprias vidas - projetam-se, em movimento introspectivo, para o interior de si próprias e, não tarde, também vem a se tornarem capazes de compartilhar seus anseios e suas descobertas. Isto é o quê, em suma, constatam Joel Birman e Toril Moi. Também, é adequado citarmos as importantes contribuições da antropóloga francesa Michèle Petit, haja vista sua crença no que se refere ao fato de que a transgressão realizada por indivíduos oprimidos - tal como as mulheres, no âmbito da produção literária -, os conduz rumo ao desvanecimento das imposições sociais.

Clarice Lispector, em território brasileiro, corresponde à mulher que nos é trazida à luz por estas estudiosas: transcendente de si e das amarras da sociedade - ainda, infelizmente - majoritariamente machista e patriarcal, regida por crenças e valores provenientes da cultura do homem branco, heterossexual e de classe alta - obrigada, Regina Deslcastagnè!

É adequado ressaltarmos o fato de que, obviamente, Adélia Prado e Lygia Fagundes Telles, entre inúmeras outras, também se figuram significativos exemplos de mulheres brasileiras que estiveram à frente de suas temporalidades e ocuparam seus espaços na Literatura, ainda que este caminhar tenha sido assinalado por consideráveis dificuldades. Por ora, todavia, nos atenhamos, apenas, ao legado de Clarice.

Há alguns dias finalizei a leitura do quarto e último livro constituinte da pequena coleção Crônicas Para Jovens, lançada pelo selo Jovens Leitores, pertencente à editora Rocco, a qual objetivara, primordialmente, tornar acessível o contato e a imersão de jovens leitores iniciantes na Literatura Brasileira em relação aos feitos literários de Clarice Lispector.

De maneira geral, os livros trazem ao conhecimento algumas das inúmeras crônicas produzidas por esta autora na época na qual as escrevia para os veículos comunicacionais impressos Jornal do Brasil e Última Hora. Como propriamente sugerido por estudiosos da Teoria Literária, os textos apresentados pelos volumes desta coleção são curtos e possuem, no máximo, três ou quatro páginas. Alguns, aliás, se constituem linhas ou, ainda, pequenos parágrafos. Trazem como motes fotografias imanentes ao cotidiano, tal como comumente preconizado por crônicas. A leitura é agradável, mas possui suas complexidades. Isto, pois muitos vocábulos e expressões se fazem habituais à época na qual os textos foram produzidos ou se constituem comuns ao uso da população carioca, por exemplo. Mas, de fato - aquilo que podemos talvez julgar como sendo fator de maior relevância -, oferta ao apreciador da obra a mais profunda experiência junto à escrita de Clarice, conhecida por seus momentos de epifania e reflexões acerca de conflitos e vivências pessoais.

As antologias de crônicas sobre as quais aqui se discorre apresentam diferentes prefácios, todos assinados pelo historiador Pedro Karp Vasquez. Os textos foram categorizados de acordo com temáticas em comum, o que facilita o norteamento do leitor quanto às possibilidades atinentes à condição de ser e estar na / da obra de Clarice Lispector.

Eis os títulos da coleção em destaque, seguidos de seus respectivos anos de publicação:

- De Amor e Amizade (2010)
- De Escrita e Vida (2010)
- Do Rio de Janeiro e Seus Personagens (2011)
- De Bichos e Pessoas (2012)

Em De Amor e Amizade, obtemos acesso a crônicas atinentes às relações de afeto e amizade estabelecidas entre Clarice, seus amigos e também familiares, bem como aquelas envolvendo indivíduos desconhecidos.

Momentos introspectivos e de importantes reflexões acerca das experiências de registro escrito e de natureza vital podem por nós ser melhor desbravados a partir da leitura de De Escrita e Vida.

Por sua vez, Do Rio de Janeiro e Seus Personagens apresenta-nos à despretensiosa Literatura de Clarice, uma vez que nos tornamos íntimos de sua essência enquanto carioca e conivente às particularidades dos habitantes da popular "Cidade Maravilhosa".

Ao término desta coleção, De Bichos e Pessoas corresponde ao livro responsável por trazer à luz as impressões de Lispector quanto às intricadas relações entre homens e animais.

Ainda que a editora tenha optado por classificar as crônicas sob diferentes títulos e temas, algo é correto afirmarmos: a obra de Clarice não sugere didatismos, ainda que a intenção seja a melhor possível. Isto, uma vez que todos os seus textos dialogam entre si, de uma maneira ou de outra, estabelecendo estreitas relações entre homens e animais, entre nós e a vida. Ao discorrer sobre o trajeto vital e o misterioso ato relativo ao seu desfrute, a autora nos ensina, quase como quem nada deseja, a vivê-la em meio às intempéries e bonanzas a ela inerentes. Assim, nos auxilia a melhor tentar compreender nossas existências.

Eis algumas brilhantes clarificações de Clarice - gostaram do trocadilho?:

De Amor e Amizade:

"Amizade é matéria de salvação" (Amizade Sincera)

"Meu mundo é feito de pessoas que são minhas - e eu não posso perdê-las sem me perder" (As Dores da Sobrevivência).

De Escrita e Vida:

"Pode-se ter vocação e não ter talento, isto é, pode-se ser chamado e não saber como ir" (As Três Experiências).

Do Rio de Janeiro e Seus Personagens:

"Eu sentia um medo bom de talvez estar perdida e nunca mais, porém nunca mais, encontrar a saída" (O Ato Gratuito).

"Muita coisa inútil na vida da gente serve como esse táxi: para nos transportar de um ponto útil a outro" (O Grupo).

De Bichos e Pessoas:

"Quem se recusa à visão de um bicho está com medo de si próprio" (Amor).

"Por pura sede de vida melhor estamos sempre à espera do extraordinário que talvez nos salve de uma vida contida" (A Morte de Uma Baleia).

"Nunca atingiremos em nós o ser humano [...]. E quem atinge o quase impossível estágio de Ser Humano, é justo que seja santificado" (A Morte de Uma Baleia).

É evidente que a autora em destaque possui inúmeros outros feitos no universo da Literatura, dentre contos, romances e, inusitadamente, histórias dedicadas ao público infantil. Recomendo a apreciação dos volumes da supracitada coleção. Esta é, certamente, uma boa maneira de se obter acesso no que tange à escrita de Clarice Lispector. <3

Só o que posso lhes desejar é, para além de uma ótima leitura, uma inesquecível e linda viagem - sem volta - ao incrível mundo da Sra. Lispector - ou, para os mais íntimos, ao manual de sobrevivência em nossa multifacetada sociedade contemporânea.

Aguardo seus comentários e suas sugestões! :)

Abraços! Até a próxima!

Jennifer.

Comentários

  1. Eu gosto mto dos luvrlidela, tenho q voltar a ler de novo

    Bjss


    Blog Adriane Quaresma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriane... Tudo bem com você?

      De fato, a obra de Clarice é espetacular! Espero que em breve possa ter oportunidade de obter acesso novamente aos feitos literários desta incrível autora brasileira!

      Muitíssimo obrigada por sua visita...

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  2. Jenni,

    Ao longo da adolescência e da graduação, pude ter muito contato com as obras de Clarice. Hoje, como professora, sempre que tenho oportunidade, trabalho-as em minhas aulas. Alegro-me quando sinto que alguns alunos sentem-se incomodados com certas leituras e levantam reflexões surpreendentes. Acredito que Clarice seja isto, a genialidade mesclada a um caleidoscópio de sentimentos.
    Parabéns pela resenha! Está excelente e, acima de tudo, instigante.

    Abraços!

    Jéssica :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga... Como você está?

      Fico muito grata por sua visita ao blog, bem como pela leitura da resenha. Mais feliz ainda fico com seu depoimento em relação ao impacto da obra de Clarice em sua vida e na vida de seus alunos. Certamente, as crônicas e os contos desta autora são capazes de nos fomentar significativas reflexões acerca do modo por meio do qual conduzimos nossas vidas. Ressalto, a tempo, sua linda colocação no que tange à personalidade da Sra. Lispector: "a genialidade mesclada a um caleidoscópio de sentimentos" (MARTINS, 2018). <3

      Volte sempre... Sua passagem por aqui é sempre repleta de sabedoria e, portanto, enobrece e dignifica ainda mais os pareceres que posto no blog.

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  3. Oi, Jennifer!
    Coincidência que o livro desse mês, do clube que participo, foi justamente Clarice Lispector. Eu não consegui ler todo porque não estava me conectando com a história, mas vejo que ela mexeu muito com você.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra a um exemplar autografado de O que eu tô fazendo da minha vida
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. São quatro kits; um para cada ganhador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza,

      Coincidência mesmo, hein! Uma pena você não ter tido a oportunidade de ter lido em sua totalidade o exemplar de autoria de Clarice Lispector. Quem sabe em algum outro momento mais oportuno?... Sim, a obra da Sra. Lispector é demais! :)

      Obrigada por sua visita... Hoje e sempre...

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  4. Oi, Jennifer!
    Eu não li esse livro dela, mas adoro Laços de Família. Tem uma da galinha, que não consigo tirar da minha cabeça e olha que já li há muito tempo hahaha Se puder, coloque esse livro na sua lista :)
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos
    Sorteio de aniversário - Balaio de Babados e O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mari... Tudo bem?

      Realmente, Laços de Família é um grande clássico de Clarice... Já irei incluí-lo em minha lista de leituras. Quanto à galinha, você se refere a uma crônica? Caso a resposta seja positiva, acredito que esteja se referindo ao pequeno compilado de crônicas que dizem respeito, pura e simplesmente, à existência de uma galinha. Kkkkkk. :)

      Textos muito bons por sinal!

      Valeu por sua visita! Espero você por aqui mais vezes, combinado?

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  5. Muito, muito obrigado, querida Jennifer. Fico realmente muito feliz por ler isso. De coração :') É por este género de feedback que eu continuo e me esforço dia após dia :)

    Adoro a Clarice e sem dúvida que me faz refletir imenso :D Ótima publicação!

    NEW REVIEW POST | THE BEST PRODUCT FOR UNRULY HAIR. :D
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miguel! <3

      Sua webpage é muito legal mesmo. Continue trilhando este caminho e, certamente, irá alcançar bons frutos!... Ahh, a obra de Clarice nos capacita refletir muito sobre nós e o modo por meio do qual conduzimos nossas vidas. Um verdadeiro aprendizado!

      Espero você por aqui sempre que houver alguma novidade...

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  6. Apesar de ter estudado um pouco sobre Clarice na faculdade e na época ter ido na exposição sobre sua vida e obra no museu da Língua Portuguesa , li apenas A hora da Estrela. Mesmo não conhecendo toda sua obra pude perceber a grande escritora.

    Beijos!

    Blog Carolina Santiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina!... Como vai?

      A Hora da Estrela é uma grande obra, tendo ganhado até mesmo adaptação cinematográfica! Muito legal mesmo... De fato, Clarice é uma grande escritora e representante da Literatura Feminina produzida no Brasil.

      Grata por sua visita e por seu comentário! :)

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Ei Felipe... Tudo bem?

      Fico satisfeita em saber que você é um admirador da obra da Sra. Lispector!

      Volte sempre por aqui, oks? <3

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  8. Oi Jennifer! Tudo bom?
    Sei que as frases de Clarice fazem muito sucesso em legendas de fotos, mas acredita que nunca li nenhuma obra de fato da autora? Talvez essa seja a deixa pra eu conhecer sua literatura.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    # miiistoquente #

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Thamiris... Como vai você?

      Ahh, não acredito!... Então, mais do que rapidamente, de imediato, aliás, você deve entrar em contato com a linda e vasta obra de autoria de Clarice Lispector. Tenho certeza que irá se apaixonar! :)

      Sou eu quem agradeço sua visita!

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  9. Oi Jennifer,

    Acredita que não li nada dela até hoje? Sempre acabo pegando outros gêneros e deixo de lado.
    Mas tenho alguns livros em mente para começar a conhecer a escrita da autora.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica. Tudo bem?

      Acredito sim, pois várias foram as oportunidades que tive para acessar a obra de Clarice e, por falta de desejo ou por outras necessidades do momento, acabava as deixando de lado. Mas espero que em breve você possa contatar este universo maravilhoso idealizado pela Sra. Lispector...

      Fico muito feliz com sua visita no blog. Volte sempre! <3

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir
  10. Oi Jennifer,

    Adorei sua abordagem quando à contribuição da mulher na literatura. Embora no passado era menor, acredito que no cenário atual vem tomando cada vez mais espaço e se não, ultrapassado o masculino.
    Quanto à obra, faz muito tempo que não leio Lispector e essa ainda não tive o prazer de conhecer.
    Gostei da proposta da editora de trazer grandes referências em formato acessível aos jovens, incentivando à literatura mais clássica.
    Adorei sua resenha.

    Abraços,
    Fernanda
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda... Tudo bem por aí?

      É verdade!... Ainda que a mulher tenha logrado alcançar seus respectivos espaços em distintos setores sociais, dentre eles a Literatura, faz-se necessária maior representatividade feminina em tempos contemporâneos... Indubitavelmente, porém, Clarice foi uma importante precursora no que se refere aos feitos das mulheres no Brasil. Fico feliz por saber que tenha gostado de minhas considerações, expressas nesta resenha! :)

      Volte sempre...

      Abraços,

      Jennifer.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas